quinta-feira, janeiro 27, 2011

O que sabem as mulheres?

Antes mesmo de nascermos, no aconchego do ventre materno, nossos progenitores criam expectativas. Será um menino? Ou menina? Seria advogado, médico-doutor, se fosse menino; e médica, advogada-doutora; se fosse menina. Outra possibilidade ao rebento, menino, era ver se tinha apetencia suficiente para a bola. Mais especificamente: futebol. Isso sim dá dinheiro nos dias de hoje! Muitas destas expectativas caem por terra quando a criança decide seguir outro caminho, ou mesmo, no caso do menino, não ter o mínimo talento para jogar futebol, ou o da menina, que depois de apaixonar-se, não quer saber mais de estudar. E tudo poderia exactamente o contrário. O vice-versa da vida. Seja ela na expressão feminina ou masculina. Temos iguais garantias de que existimos assim que nascemos. Percorremos caminhos diferentes, ou somos percorridos por esses caminhos. O início é único, mas o fim também o é.
O comentarista do SkySports, Andy Gray, se deu mal nesta semana, quando fez um comentário machista em relação à uma assistente do árbitro. Disse "...e desde quando mulher entende de linha de impedimento...", comentário esse que enfureceu muita gente. E nem tanto muitos outros. Verdade seja dita, a forma como foi dito, parecia uma daquelas piadinhas que sempre fazem em relação a mulheres, loiras, pretas, amarelas, não interessa, tem o mesmo tom jocoso.
Aparentemente, o comentário acima fora feito fora do ar, mas de forma "miraculosa" vazou, e todo mundo ficou sabendo. Pergunta: como assim vazou? Andy Gray, foi despedido, por justa causa, sendo levado ao ridículo para servir-se de exemplo. Abrindo uma brecha sem precedentes nos direitos trabalhistas em todo o Reino Unido. Se a moda pega, os tribunais vão ter pilhas e pilhas de processos. 
Mas o problema do comentarista de futebol é o de ser uma figura pública, e por assim ser, tem que colocar freio na língua, guardar seus comentários estúpidos para as horas de estupidez, quando se diverte numa roda com cerveja e cigarros, sem ter que se preocupar se está sendo gravado ou filmado. Se bem que nos dias de hoje é quase impossível.
Uma celebridade não tem como desligar o REC. Por mais que tente, vai ter sempre ali, alguma coisa escondida, pra dar a testemunha electronica do alheio. De qualquer forma, Sr. Gray, sabido como é, devia saber que uma mulher tem as mesmas e muitas vezes mais capacidades do que o homem pra realizar qualquer trabalho. E qual foi o homem que nunca errou? O comentário foi maldoso, sem dúvida. Digna de aplausos, foi a assistente, que além de ter apitado correctamente o lance no jogo, desculpou o calunioso. Pois é, as mulheres sabem o mesmo que os homens, e os homens sabem o mesmo que as mulheres.

Nenhum comentário: