terça-feira, setembro 21, 2010

80% do que você ganha vai para os "cofres"...

Enquanto fazia a trajectória de volta para casa, observei a lua, formosa, cheia, brilhando sossegada no paralelo horizontal de todos os calmos e tranquilos engarrafamentos de uma grande cidade. Ufa! O indivíduo do esportivo ao lado, com vidros fechados, óculos escuros, provavelmente não usufruirá de suas capacidades auditivas na próxima década. O casal do lado discutia sobre alguma coisa. A julgar pela gesticulação excessiva dos braços, se a mulher não se cala, provavelmente leva uns bufetes!
No rádio, a notícia fez lembrar uma frase de Abraham Lincoln, "We don't make the poor rich making the rich poor".O 16º presidente americano, grande pensador assassinado em abril de 1865, que apesar de presidente, deixou um legado em frases de impacto carregadas em valores sociais e mais do mesmo. Enfim, o maior paquiderme dos políticos britânicos, diga-se de passagem, o mais cotado para ser o próximo prefeito de Londres,  Ken Livingstone, dizia com a boca cheia sobre seus planos dentro do Labour, supostamente o equivalente do PT brasileiro: '...para resolver o problema econômico vamos taxar os indivíduos que ganham mais do que 1.000.000,00 por ano em 80%!!!! E os que ganham até menos de 1 milhão e mais do que 250.000, taxemos em 60%'.
Já imaginou?
Você trabalha dignamente com seu esforço, seus contratempos, problemas com familia, quando tem uma! E no final do mês, ou digamos, pra ficar mais fácil o cálculo, no final do ano, você ganha 1.000.000,00. Porquê será que teria ganho tão vultuosa soma? Perguntaria eu um ignorante motorista! Mas você no seu charmoso e caro terno, diria, que por ter alcançado a graça esplendida do canudo, era mais do que merecido que pela competência e pela responsabilidade conferida, tivesse vultuosa soma a flutuar em sua conta bancária.
Então fica calmo, responderia eu, pois estou do seu lado! Tens um merecido dinheiro! Como pode o governo "confiscar" 80% do que ganhas-te?
Você acorda pela manhã, olha o extracto da sua conta e percebe que fora roubado! E que os ladrões lhe deixaram de forma caridosa 20%, e,  ao invés de 1 milhão você acabou ficando com 200 mil. O que na verdade é pouco para manter o seu estilo de vida. Mas uma décima parte desta pequena parte que não lhe serve, seria mais do que suficiente para manter a minha!
Apesar das distâncias que separam a terra dessa maravilhosa lua, de uma simples buzina ao indivíduo com o som no último volume do lado; da distância que acabará por separar o casal que discute, e a minha vontade de ir pra casa logo; ainda consigo perceber a distância que me separa da realidade milionária do que ganha milhões. Não concordo com isso. Esse tal Ken deveria checar a realidade!
Não se enriquece os pobres empobrecendo os ricos! Nem aqui, nem nos nos Estados Unidos, nem na China! Muito menos na China, que é comunista!

Um comentário:

Alzimar Cavalcante disse...

Xiii , nem sei o que dizer disso, estou tão cheia de política... é que aqui no Brasil teremos eleições no próximo mês , e , aí vc já sabe como é , político toda hora na TV só falando asneiras e prometendo o que não vai cumprir nunca!Este sr. do texto,Ken Livingstone(rsrs engraçado esse sobrenome living sugere algum comodo de casa rsrs)desculpe!, este sr. só tá fazendo o papel dele dizer asneiras, são sandices de político, pra agradar uma minoria, é, acho que é isso mesmo! Mas 80% nossa! é grana pra encardir!!!!!! Dale!