quinta-feira, outubro 14, 2010

Chilean fellars!

Quando ouvi a notícia de que os mineradores chilenos provavelmente teriam que esperar até o natal para serem socorridos, fiquei horrorizado! Colocar-me no lugar destes bravos homens fez com que meu nível de claustrofobia eleva-se ao máximo. Mas foram rápidos e logo trataram de enviar abaixo daqueles tantos palmos de terra uns quantos gadgets e outros tantos apetrechos para que pudessem ficar entretidos até que conseguissem escavar com segurança o caminho de volta à superfície.
É interessante como mais uma vez a mídia mundial estava toda presente. Me fez lembrar todas as catástrofes transmitidas ao vivo. Das que pude testemunhar e das que não pude. Mas depois era só apertar PLAY e dava pra ver tudo nos mínimos detalhes. Em casos particulares, até em TV de alta definição.
Em cada homem socorrido, um novo alívio para famílias, abraços e beijos, inclusive no presidente chileno, e mais uma vez o hino nacional! 
A comoção geral levava alguns aos pés de "deus" em lágrimas de agradecimento e prontidão santa de homens simples que estarão prontos pra nova empreitada, muitos prontos pra começarem a trabalhar logo que possível, e, acredite ou não, possivelmente se meteriam em um buraco pra fazerem o mesmo trabalho que antes!
São homens sem medo, com muita coragem, muita vontade de viver! Disso nunca duvidei!
Enoja-me o interesse dos meios de comunicação, como urubus sobrevoando a carniça! Dá até pra imaginar que muitos estavam esperando pelo pior! Porque o pior poderia dar mais audiência televisiva! Mas já que não se tem o pior, vamos fazer de tudo para  explorar a comoção, a emoção, o sentido de família, de luta, de nacionalismo!
Não vai demorar muito pra termos livros escritos sobre o assunto, filmes, documentários, tours ao buraco, expedições turísticas, entrevistas com os sobreviventes, e com a equipe que os socorreu! Tudo em nome da boa causa, da exploração da felicidade após o escape da desgraça alheia!
Sejam bem vindos de volta à superfície, grandes homens que nunca desistiram da sobrevivência!
Aproveitem o momento de fama, e de glória, mas com moderação, pois os mesmos que os apresentam ao mundo, podem muito bem vos enterrar!

Um comentário:

Alzimar Cavalcante disse...

Parabéns ao mineiros chilenos , que suportaram tanto tempo naquele buraco horrível, longe do afeto de suas famílias e amigos. Parabens homens de coragem, heróis da propria agonia. Obrigada, Senhor, pelo seu amor ao ser humano, muito embora não mereçamos!