quinta-feira, outubro 07, 2010

Quem com chumbo fere...


O rio Danúbio é o segundo maior rio da europa, atravessando o continente de leste a oeste. É de extrema importância no fornecimento de água para mais de 6 países europeus, incluindo Romênia, Ucrânia, Moldávia, Áustria e Alemanha. Se estivesse escrito em um livro de ficção científica, seria realmente horrível imaginar esse mesmo rio com riscos de tornar-se poluído por lixo tóxico, mas a ficção pode ficar pra depois, contando os corpos e as tristes histórias que o curso desse mesmo rio poderá deixar por onde passar. Partindo da Hungria, um dos países que faz parte da sua trajectória, uma catástrofe acontece agora mesmo!

Fonte:Charter.net

A foto ao lado mostra o trabalho intensivo de homens que tentam remover mais de 1,1 milhão de metros cúbicos de lama tóxica industrial. Lixo esse que era armazenado em uma companhia Húngara, mas o muro desabou causando essa tragédia. Essa lama contém metais pesados, tais como chumbo, cromo e arsênico, que são altamente tóxicos. Oficiais tentam conter esse lamaçal antes que ele alcance o rio, enquanto isso os países que tem o rio como fonte de fornecimento de água, fazem testes em suas reservas a cada 3 horas. Até agora, 4 húngaros morreram, e mais de 130 foram hospitalizados. Segundo informações na internet, o que levou a derrubada dos muros foram as fortes chuvas na região. O certo é que essa lama tóxica invadiu casas e destruiu plantações inteiras. O simples contacto com a pele pode causar queimaduras e irritações.
 A pergunta fica no ar: quem realmente é o responsável por isso? O homem ou as fortes chuvas? Parafraseando, quem mexe com chumbo fica sem água.

Um comentário:

Alzimar Cavalcante disse...

Situação assustadora!!! Como a que aconteceu aqui, com o Césio-137, que causou a morte de varias pessoas e infectou outras tantas! Aqui não foi lama, mas sim um pó azul e que brilhava no escuro! Os que não morreram , perderam membros além de ficarem com sequelas pelo resto da vida! Muito triste o acontecido. Tomara , Deus, que isso sirva de lição a todos os poderosos, que na maioria das vezes nunca olham para o lado ou para baixo, pra ver o que realmente acontece a sua volta!
Como aqui no Brasil, uma catástrofe que poderia ser evitada! E não adianta procurar pelos culpados , eles simplesmente, ficaram invisíveis!